Câmara de Quissamã cria Dia Municipal do Fado
quinta-feira, 26 de outubro de 2017
Projeto de Lei n°069/2017 foi aprovado por unanimidade

A Câmara Municipal de Quissamã aprovou por unanimidade durante a Sessão Ordinária realizada no dia 19/10/2017, o Projeto de Lei n°069/2017 de autoria da Vereadora Alexandra Moreira que torna o dia 6 de janeiro o ‘Dia Municipal do Fado Quissamã’.

O Fado Quissamaense surgiu no final do século XIX, no auge da cultura açucareira que se consolidou com a necessidade da população de reafirmar sua identidade, transcender e revisitar o passado, sendo tipificado no parágrafo único do art. 208 da Lei Orgânica Municipal como manifestação da Cultura local de caráter permanente desde 1990.

Ao defender seu Projeto de Lei a vereadora Alexandra Moreira enfatizou afirmando que em Quissamã, o Fado é a expressão da identidade cultural, não somente voltada a comunidade de Machadinha, mas de toda cidade. Na ocasião a parlamentar também apresentou uma Indicação Legislativa ao Poder Executivo, com a finalidade de que seja cumprido o Sistema Municipal e o Plano de Cultura de Quissamã, inserindo na grade curricular do ensino fundamental, o Fado Quissamaense.

Como reconhecimento da importância desta manifestação cultural no município, em prol da necessidade de salvaguardar o Fado na cidade e a atuação dos seus Mestres e Mestras a CMQ concederá em breve uma moção de aplausos a fim de homenagear os detentores dos saberes fadistas. 

“A Câmara defende e apoia todo tipo de manifestação cultural voltada para o beneficio do nosso município. Sempre estaremos aqui reconhecendo e buscando resgatar as ações que fazem parte da história da nossa Quissamã”, disse o presidente da Casa Legislativa, vereador Luciano Pessanha.


Câmara Municipal de Quissamã

Av. Francisco de Assis Carneiro da Silva, 497 - Alto Alegre
Quissamã, RJ

Tel/Fax: